quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Enquanto em Porto Alegre RS discutem as questões sociais no FORUM Social Mundial em Davos lideres mundiais discutem a economia mundial


Há 41 anos, Davos é a sede do evento que reúne os principais cérebros da economia do planeta. Um encontro que já teve bem mais poder e glamour.
Até 2007, antes de explodir a crise financeira mundial, o fórum era tratado como o ''Clube dos Ricos'' - para discutir os rumos da economia.
A crise mudou o perfil de Davos. Primeiro, deixou o fórum sem rumo. Agora, ele está mais enxuto e de cara nova: misturou ricos e pobres e ampliou horizontes.
Do fórum não sai nenhuma decisão, mas sobram ideias e é disso, também, que o mundo precisa - acreditam os participantes.
O ex-presidente Lula esteve em Davos três vezes. A presidente Dilma não vai. Mandou o presidente do Banco Central - Alexandre Tombini - o do BNDES, Luciano Coutinho, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
Depois de três anos de pessimismo, de medo da realidade e de insegurança sobre o futuro, o fórum deste ano se renova em esperança. A palavra do momento em Davos é ''otimismo''. A recuperação da economia, segundo a grande maioria dos participantes, é fato.
Um exemplo seria a reação da bolsa de Nova York, que hoje - pela primeira vez desde junho de 2008 - passou dos 12 mil pontos.
O fórum começou debatendo a situação dos países super endividados e a chamada guerra cambial. Mas para o professor Roubini, a principal ameaça é a escassez e preço elevado de alimentos - que podem quebrar a economia mundial de forma irreversível.
Fonte: O globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário