quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Laboratório de Inovação Tecnológica da UFRN apresenta site de ajuda a prevenção da Dengue

Muito em breve a população de todos os 167 municípios do Estado também poderá fazer denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e da Chikungunya. Isso, porque o Observatório da Dengue – sistema online que atualmente só pode ser acessado por quem mora em Natal – será expandido para outras cidades. O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

Ontem, 11, o projeto foi apresentado a todas as secretarias municipais de Saúde, mas ainda não há uma data de o sistema ser totalmente aberto. Além do Observatório, também foi apresentada uma nova ferramenta que permitirá que os agentes acompanhem o sistema via tablet.
“Tanto a parte do tablet como o sistema online, as denúncias da população são concentradas em um banco de dados onde o gestor das secretarias municipais responsáveis pelo controle e combate das epidemias vão poder retirar relatórios diários. No caso do tablet, ele melhora o processo de trabalho desses agentes de endemia”, declarou o coordenador do Lais, Ricardo Valentim.
Segundo o coordenador, o sistema pode gerar para um município, como Natal, uma economia de R$ 2,4 milhões por ano, além de permitir que notificações – que anteriormente levavam 45 dias para chegar ao conhecimento do gestor público – agora cheguem instantaneamente.
Apesar de ser necessária a identificação do denunciante no sistema, os dados são preservados, permanecendo a identidade anônima. (Com informações do Portal G1 RN).
Fonte: Tribunadonorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário