sábado, 14 de fevereiro de 2015

Comissão de Direitos Humanos da OAB Mossoró RN se reuniu com o Secretario de Saúde Ricardo Lagrega


A Comissão de Direitos Humanos da OAB/Mossoró esteve na manhã desta sexta-feira (13) no gabinete do Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca. Na oportunidade, foram discutidos assuntos como regionalização dos serviços de saúde, panorama financeiro do Estado, dificuldades vivenciadas nos hospitais da rede estadual de saúde e outros assuntos ligados à saúde pública. 

Os advogados entregaram ao Secretário o relatório elaborado durante visita ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, no último dia 4, e pontuaram todas as observações feitas sobre a estrutura e funcionamento do hospital. O documento reafirmou deficiências detectadas pelo gestor da Saúde quando visitou o hospital, no mês de janeiro. “Precisamos que o Tarcísio Maia retoma o quanto antes o papel importante que desempenha para a população do Alto Oeste”, disse Lagreca. 

Para o Secretário, além de sanar as deficiências mais urgentes, é preciso estudar soluções mais duradouras e agir na base dos problemas. “A regionalização da Saúde é uma necessidade histórica; Mossoró tem 300 mil habitantes, mas cerca de um milhão de pessoas dependem dos serviços de saúde daquele município”.

A presidente da Comissão de Saúde da OAB, Mayara Acipreste, reforçou que o processo de regionalização passa por um trabalho de articulação entre os envolvidos no processo e uma necessária conscientização da população de que ela não ficará desassistida. “A regionalização é necessária e a organização dos serviços de saúde precisa ser muito esclarecida para os usuários”. 

As duas instituições reforçaram o apoio mútuo e a preocupação comum com as dificuldades vivenciadas pelo hospital, em especial a atual carência de alguns itens como medicamentos e material hospitalar. O Secretário afirmou que a Sesap tem se mobilizado há vários dias para evitar problemas de abastecimento, em especial no período do Carnaval, e que a previsão é de que em 20 dias o hospital esteja com o abastecimento totalmente regularizado, sendo que a aquisição dos itens essenciais já foi garantida. 

“Ficamos aliviados em saber que o desabastecimento foi amenizado, pois na ocasião da visita constatamos que era o que havia de mais urgente. Estamos de braços abertos para colaborar e trabalhar em parceria.”, afirmou Diego Tobias, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB em Mossoró. 

Para Ricardo Lagreca, a complexidade da Saúde demanda um trabalho conjunto e articulado. “Esta reunião foi muito importante para estabelecer um contato mais próximo com uma instituição tão importante como a Ordem dos Advogados do Brasil”.

Fonte> ASCOM SESAP RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário