sábado, 19 de novembro de 2011

Especial III - Dia da Consciência Negra - País formado por maioria de negros e pardos

O Brasil, através do senso 2010, foi revelado como sendo um país formado por uma maioria de negros e pardos. Este é um dado que eleva o Dia da Consciência Negra para algo ainda mais amplo; um dia em que se deve tomar a consciência de que as raízes africanas do país já não podem ser escondidas, os problemas e manifestações dessa parte do Brasil são inseparáveis do povo como um todo. 
A integração da cultura e dos negros, em certos âmbitos, já se faz completa, mas em outros ainda tem-se de lutar por uma inclusão que se prova tão mais absurda quanto mais claro é o fato de que se trata de um único povo, cujo maior patrimônio é sua miscigenação. Falar de capoeira, por exemplo, é cada vez mais falar de Brasil.

No âmbito da saúde, a anemia falciforme, nascida em corpos de negros africanos a milhares de anos atrás afeta brasileiros brancos também. Na esfera social, há quilombolas que não são negros, mas inda sim excluídos.  
Capoeira – A mistura de dança com luta foi trazida ao Brasil pelos africanos, e na Bahia encontrou terreno fértil para o seu desenvolvimento. A Capoeira de Angola é praticada por 24,93 dos capoeiristas; já a Regional, mais veloz e agressiva, é praticada por 29,59%; mas há também uma corrente que mistura as duas, formando a Capoeira Ango-regional, praticada por 30,41% dos lutadores. Assim como a música, que conta sete notas, a Capoeira tem diversas variações apoiadas em sete golpes principais: cabeçada, rasteira, rabo de arraia, chapa de Frente, chapa de costas, meia lua e cutilada de mão.
Na Bahia, segundo o Escritório Internacional de Capoeira e Turismo, da Secretaria de Turismo da Bahia, existem, hoje, 397 grupos baianos, entre eles alguns que atravessaram as fronteiras do estado e até do país. Nos Estados Unidos, por exemplo, são 32 grupos de capoeira de origem baiana, e há outros espalhados por 17 países mundo afora. 
Calcula-se que estes grupos oriundos da Bahia tenham 790 mil praticantes em todo mundo, sendo que 32,98% são do sexo feminino. A capoeira ganha cada vez mais o status de importante segmento cultural, ao passo que se percebe a sua atuação fora da roda onde é jogada. Além de ser uma fonte de formação de jovens, já que a maioria de seus praticantes são menores de dez anos, os grupos estão expandindo suas produções associadas. 82,47% deles produzem dvds, cds, livros instrumentos musicais e fardamentos, dialogando, assim, com outras artes e técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário