quinta-feira, 3 de março de 2011

CASA DO IDOSO EM CARAÚBAS RN - NOVA AMBIÊNCIA E BEM ESTAR PARA OS NOSSOS IDOSOS!

Viver e não ter a vergonha de SER FELIZ!


Assim diz a letra da musíca! É assim mesmo que dizem os especialistas - que em todas as idades precisamos está bem para ser feliz! Que tenhamos vida pelna e bem estar! Hoje se fala muito em Terceira Idade, Melhor Idade, e outras denominações para o período acima dos 60 anos, como preconiza a Constituição Brasielira, seguida da Política Nacional do Idosos e Estatuto do Idoso. E um dos espaços que mais se ampliam por todas as cidades brasileiras são os "Grupos de Idosos" - Grupos de Convivência familiar e Comunitária, cenário para a socialização, integração e motivarção da autoestima, e prevenção da violação dos direitos sociais, estimulando a viverem um novo estilo de vida, que conduza homens e mulheres a uma vida digna no envelhecimento.
Momento no Grupo de Idosos - Apresentação de Metas para 2011

Francisca, coordenadora do Grupo de idosos "Amantes das Caraubeiras.
Os idosos caraubenses receberam a Casa  do Idoso, nesta quarta-Feira, com uma nova ambiência, alegre , climatizada e aconchegante, recepcionados pela sua cordenadora, senhora Francisca. Mas prncipalmente foram recebidos com muito calor humano, receptividade e vontade de contribuir para o bem viver dos idosos.Vale ressaltar que, para que aconteça uma efetiva política de atendimento aos idosos de caraúbas, necessário se faz que, todos façam sua parte, principalmente a família de cada um dos idosos que frequentam o Grupo. Com base nesse alerta o governo brasileiro vem implementando políticas públicas voltadas para atender as necessidades das pessoas idosas. A política pública de atenção ao idoso se relaciona com o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de um país. E o que determina a qualidade de vida da população é o investimento que este destina as ações sociais para atender eqüitativamente garantindo os direitos sociais aos seus cidadãos. Um marco importante na trajetória da evolução da sociedade brasileira foi sem dúvida a Constituição Federal de 1988, que introduziu em suas disposições o conceito de Seguridade Social, fazendo com que a rede de proteção social, alterasse o seu enfoque estritamente assistencialista e setorial, passando a ter uma conotação ampliada de cidadania. 

Nossa realidade precisa avançar muito para mudança do cenário em relação a pessoa idosa, principalmente com a participação da família e da sociedade como um todo. Nesses 143 de caraúbas, momento de profundas reflexões...que tal atirar a primeira pedra do participar...do realizar...fazer cada um sua parte...plantar cada um a sua semente da solidariedade em prol das pessoas idosas.  Idosos que cada um..será um dia!                                                                
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário