domingo, 22 de fevereiro de 2015

Orquestra de Música de Luis Gomes se apresentará em cidades da Europa.

Foto da web

Formada por adolescnetes a Orquestra FUNFFEC de Cordas do município de Luís Gomes, no alto Oeste do RN recebeu três convites de importantes centros de formação musical na Europa: Academia Sibelius, em Helsinki, na Finlândia, Royal Academy of Music, em Aarhus, na Dinamarca, e a Universidade de Munster, em Munster, Alemanha.
A Orquestra Funffec de Cordas iniciou seus trabalhos em julho de 2012 envolvendo crianças e adolescentes da comunidade de Luís Gomes. A OFC começou com 12 integrantes e hoje possui 28. Somando os alunos da orquestra e das turmas de base, a iniciativa atinge o total de 60 alunos.
A orquestra já se apresentou no auditório da escola de música da UFRN, em Natal. Também já contabiliza cerca de 15 apresentações nas cidades da região Oeste do Estado. Se apresentou quatro vezes em Teresina, participou do primeiro encontro potiguar de orquestras em Mossoró e já tem convite para a segunda edição. Além disso, tem convite para retornar a Natal em maio deste ano e convite para Catolé do Rocha e João Pessoa em março.
Os convites resultam de uma parceria que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mantém com os centros de formação da Europa. A Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC) trabalha em conjunto com a UFRN, o que proporcionou a oportunidade de ir à Europa.
“Desenvolvemos um projeto de inclusão social em Luís Gomes, uma cidade que era carente de cultura. Os convites vêm coroar o esforço de todos que integram a orquestra e só foi possível graças às nossas parcerias, que nos proporcionaram essa conquista”, declarou Leandro Fernandes, maestro-regente da orquestra.
E a orquestra já se prepara para as viagens internacionais que acontecerão a partir de 15 de outubro. “Serão 15 dias percorrendo Finlândia, Dinamarca e Alemanha e já estamos nos preparando. Nossos treinos agora acontecem, durante três horas, três vezes por semana”, ressaltou Leandro.
No final de janeiro, um vídeo institucional da Funffec foi exibido em um congresso internacional na Malásia (Glomus Network), no qual o representante da America Latina foi o professor-doutor Fabio Presgrave, da Escola de Música da UFRN. Esse vídeo atraiu olhares de algumas instituições, que passaram a conheceram a Orquestra Funffec de Cordas.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário