segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O grande vencedor do Oscar 2015 foi o filme Birdman.

Veja na integra a matéria do G.1
O grande vencedor do Oscar 2015 foi ‘Birdman’, o filme de um diretor mexicano. Levou os prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e fotografia. Veja na reportagem de Hélter Duarte.
A segurança nos arredores do Teatro Dolby foi reforçada por atiradores de elite, mas a maior ameaça ao tapete vermelho veio do céu: uma chuva que há muito tempo Los Angeles não via.
Nada que impedisse o desfile de Patricia Arquette, Rosamund Pike, Emma Stone, Marion Cotillard, Ethan Hawke e Cate Blanchett.
Juliano Salgado chegou ao lado do cineasta alemão Wim Wenders. Eles dirigiram em parceria ‘O Sal da Terra’, que conta a história do mineiro Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo e pai de Juliano. O filme foi indicado ao Oscar de melhor documentário de longa-metragem.
“O coração está batendo muito forte, momentos assim de muita expectativa”, disse Juliano Salgado.
J.K. Simmons, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por ‘Whiplash’, diz que está muito feliz. “É um pouco assustador, não tem nada garantido”, afirmou.
Um momento de ansiedade máxima: as portas do teatro foram fechadas e a cerimônia começou. Os mais de seis mil jurados da academia tiveram dias para escolher os vencedores do Oscar 2015, um ano marcado pela indicação de filmes de baixo custo e por uma polêmica: a falta de diversidade - os 20 indicados ao Oscar de melhor ator e melhor atriz eram todos brancos.
A noite começou com prêmio de melhor ator coadjuvante e veio a confirmação do favoritismo: J.K. Simmons ganhou o primeiro Oscar da carreira e fez um discurso emocionante. Ele disse: “Sou grato à minha mulher Michelle, pelo seu amor, generosidade, sabedoria, sacrifício e paciência”.
Na categoria de melhor atriz coadjuvante, outra favorita levou a estatueta: Patricia Arquette, de ‘Boyhood’. No discurso, ela pediu igualdade para as mulheres e foi aplaudida por Meryl Streep, que concorria ao mesmo Oscar.
Melhor documentário de longa-metragem: ‘O Sal da Terra’ perdeu para ‘Citizen Four’, da americana Laura Poitras. O filme é sobre o programa de espionagem da NSA, agência americana de segurança nacional, revelado por Edward Snowden.
O rapper Common e John Legend cantaram o tema de ‘Selma’, indicado ao Oscar de melhor música. Eles emocionaram o elenco do filme, e a plateia aplaudiu de pé. Os dois voltaram ao palco em seguida para receber a estatueta.
Para melhor diretor, o mexicano Alejandro González Iñárritu ganhou seu primeiro Oscar por ‘Birdman’, e dedicou o prêmio à equipe.
Na hora do anuncio, Eddie Redmayne levou um susto. Ele levou o Oscar de melhor ator por ‘A Teoria de Tudo’, em que interpreta o físico britânico Stephen Hawking, que sofre de ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica. Eddie disse que o prêmio é de todos que lutam contra a doença e da família Hawking.
Emocionada também ficou Julianne Moore ao ser chamada ao palco para receber o Oscar de melhor atriz. Ela interpretou uma linguista com Mal de Alzheimer em ‘Para Sempre Alice’. E disse ao marido: “Obrigado por me dar um lar”.
E para encerrar a noite, o principal prêmio. Iñárritu, que já tinha faturado as estatuetas de melhor roteiro e direção, levou também melhor filme. Ele homenageou o protagonista, Michael Keaton, e dedicou a vitória aos mexicanos.
‘Birdman’ conta a história de um astro do cinema decadente, interpretado por Michael Keaton, que tenta recuperar um pouco do antigo prestígio com uma peça na Broadway. Birdman levou as estatuetas de melhor filme, diretor com o mexicano Alejandro González Iñárritu, roteiro original e fotografia.
Um dos grandes momentos da festa do Oscar foi quando Lady Gaga subiu ao palco do Dolby Theater para uma homenagem espetacular: cantou o tema do filme ‘Noviça Rebelde’, o inesquecível ‘The Sound of Music’. A apresentação foi depois da exibição de um clipe lembrando a história do musical, que completa 50 anos.
Lady Gaga foi acompanhada por uma orquestra de violinos. No final, foi ovacionada pela plateia, e ainda ganhou um abraço da atriz Julie Andrews, que interpretou a incomparável Freira Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário