domingo, 22 de fevereiro de 2015

Chuvas isoladas serão discutidas por meteorologistas na EMPARN.


Foto da web
Nas próximas terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de fevereiro, meteorologistas de vários Estados do Nordeste se reunirão na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em Natal, para discutir as previsões da meteorologia para as próximas semanas na região. O encontro acontece todos os meses em Estados diferentes do Nordeste.
O meteorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Espínola Sobrinho vai participar da reunião em Natal e explica que um dos pontos a serem discutidos pode ser o Sistema Vórtice Ciclônico de Ar Superior (SVCAS), que em atuando na zona de convergência intertropical nos últimos dias, o principal causador das chuvas isoladas que vêm caindo.
“É este sistema que está provocando as chuvas isoladas e mal distribuídas que estamos vendo. Em Mossoró tem chovido em alguns bairros e outros não. Outro dia caiu uma chuva que registrou 56 milímetros na subestação da UFERSA, mas no conjunto Redenção não foi a mesma coisa”, explica Espínola.
O meteorologista destaca ainda que mesmo caindo chuvas isoladas todos os dias nas últimas semanas, não significa que é o início do período chuvoso propriamente dito. “Nos próximos dias as chuvas isoladas devem continuar e vamos falar sobre isso no encontro, com certeza. Mas ainda não é inverno, não pode ser considerado animador”, conclui José Espínola.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário