quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Robinson Farias anuncia cortes e prioridades em sua mensagem anual à Assembleia Legislativa


Foto e créditos portalnoar

Vejam alguns pontos ressaltados na mensagem anual do Governador do RN:

Segurança
Robinson Faria disse que a polícia está nas ruas e terá ações continuadas, com investimentos na polícia de proximidade. O projeto Ronda Cidadã, já utilizado na Colômbia e Nova Iorque, será aplicado no RN. O governador garantiu o reequipamento do ITEP.
Educação
O governador do Rio Grande do Norte afirmou que irá investir na qualidade de ensino, valorização dos professores e funcionários de escolas estaduais e incentivar a participação da comunidade nos processos escolares.
Saúde
No seu discurso, Robinson Faria reforçou que irá fazer um governo itinerante, como cumprimento de promessa de campanha, visitando hospitais da capital e do interior. Como meta, irá priorizar a reorganização do SUS, regionalização da saúde, definindo o perfil de cada hospital, e criar mecanismo para regularizar a distribuição de remédios e materiais.
“Vamos tirar do papel o hospital de trauma de Natal e o centro de diagnóstico”, garantiu o governador.
Finanças
“Temos compromisso com a austeridade”, disparou Robinson ao falar da situação econômica do Rio Grande do Norte. Faria, no discurso, que autorizou a revisão dos contratos com empresas que prestaram ou prestam serviços ao Governo. “Não vamos dar calote aos empresários, mas não pagaremos dívidas sem a certeza da veracidade”, alertou.
Robinson Faria foi taxativo ao afirmar que irá fazer um enxugamento nas despesas da máquina administrativa, mirando equiparar as finanças e aumentar a capacidade de investimentos do estado.
“Serão contingenciadas em 30% as dotações orçamentárias da despesa aprovada no orçamento, ressalvadas as áreas da Segurança, Saúde e Educação; Ficará suspenso o empenho de novas despesas cujas dotações orçamentárias sejam vinculadas a recursos ordinários, Royalties e verba diretamente arrecadada. A exceção é o cumprimento de contrapartidas de contratos de repasse, convênios, contratos de financiamento firmados com instituições financeiras, e emendas parlamentares; A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos realizará estudo e editará normas de aquisição, locação e manutenção da frota utilizada pelas secretarias num prazo de 90 dias, como também fará uma auditoria na folha de pagamento – que já foi iniciada – para identificar irregularidades e promover acertos que tornem a política remuneratória de pessoal mais justa”, discursou.
O governador ainda disse que serão reduzidas em 50% as despesas mensais com telefonia móvel, fixa e transmissão de dados e em 30% os gastos com outros itens, como água, luz e insumos para o funcionamento das repartições.
Cultura“Não queremos aumentar impostos, queremos estimular as atividades econômicas, impulsionando a economia do RN. Atrair empresário, fortalecer setores em potencial e alcançar mercados nacionais e internacionais”.
Faria disse que irá fomentar a produção e a capacitação dos artistas potiguares, dando oportunidades a todo. Robinson Faria alertou a necessidade dos parlamentares de aprovarem o Plano Estadual da Cultura, entregue na Casa desde agosto de 2014. “Vocês irão entrar para a história aprovando o Plano”, e acrescentou, “podemos mudar a vida de pessoas com as políticas públicas”.
Seca
O chefe do Executivo Estadual assegurou que está adotando ações urgentes para minimizar os efeitos da seca e prevê a construção de 400 poços por ano e equipar os já perfurados, como também a construção de adutoras, barragens submersas e cisternas. Robinson Faria avisou que irá trabalhar para que não haja nenhuma interrupção nas obras da Barragem de Oiticica.
Centro de Convenções
O governador comentou sobre a medida de retomar a administração o Centro de Convenções de Natal. Na visão de Faria, o prédio construído e ampliado com o dinheiro público, deve ficar sob a administração do Governo.
“Para o Governo utilizar o Centro de Convenções tem que pagar. Essa batalha já está vencida e o equipamento voltará ao poder público no próximo dia 8 de fevereiro”, disparou.  
Sobre o futuro da administração do prédio, Robinson Faria apontou a Emprotur ou a Setur como gestores, porém a licitação nacional também não foi dispensada pelo governador.
Fonte: portalnoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário