terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Governo estimula inclusão social e participação das pessoas com deficiência

Com o objetivo de promover a ampliação de oportunidades e a equiparações de direitos para essa população, o Governo Federal tem estimulado a capacitação profissional e investido na promoção do direito à locomoção das pessoas com deficiência, através do Programa Viver sem Limite.
Só de 2011 para cá, foram mais de 15 mil matrículas em cursos do Pronatec voltadas para o público.
Na semana passada, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), uma versão do programa de qualificação técnica do Governo Federal voltada especificamente para as pessoas com deficiência: o Pronatec Viver sem Limite, que pretende inserir socialmente este público.
Como parte dessa política inclusiva, a Presidência da República também lançou o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência dentro das suas dependências com o objetivo de garantir inserção, plena participação e exercício dos direitos humanos aos seus servidores e visitantes.
É o que destaca a assessora especial da Secretaria Geral da Presidência, Laís Carvalho de Figueiredo Lopes.
Segundo Laís, conviver com colegas com deficiência é presenciar um exercício contínuo da superação de limites.
De acordo com a assessora, a ideia de criar um programa de inclusão de pessoas com deficiência na Presidência da República é estimulada pela necessidade de valorização das pessoas com deficiência como protagonistas da sua própria história.
"A gente pretende que esse processo se fortaleça e que nos próximos anos a gente tenha cada vez mais pessoas com deficiência trabalhando nas diversas funções, trazendo sua competência para o ambiente profissional e transformando a sociedade num ambiente realmente mais inclusivo”, destaca Laís Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário