terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Reflexão do Dia - Cuidar.

Diz uma antiga fábula que a essência do ser humano reside no cuidado. O cuidado é mais fundamental do que a razão e a vontade. "Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra". 
Leonardo Boff no livro  Saber Cuidar (E Ética do Humano - Compaixão pela Terra) Editora Vozes 12ª Edição, expõe de uma forma e com uma visão primordial o tema cuidado. "A sociedade contemporânea, chamada socieade do conhecimento e da comunicação, está criando, contraditoriamente, cada vez mais incomunicação e solidão entre as pessoas. E o autor diz que, a internet pode connectar-nos a milhões de pessoas sem precisarmos encontrar alguém. Pode-se comprar, pagar contas, trabalgar, pedir comida, assistir a um filme sem falar com ninguém. Tudo vem a nossa casa via on line", página 11.
Mas o que tem isso de ruim, se todos os seres humanos pelo mundo a fora vive 24 horas conectados nas redes sociais como whatsap e Facebook? "A relação com a realidade concreta, com seus cheiros, cores, frios, calores, pesos, resistências e contradições é medida pela imagem virtual que é somente imagem...o mundo virtual criou um novo habitat para o humano, caracterizado e pelo encapsulamento sobre si mesmo e pela falta do toque, do tato e do contato humano. Pense nisso!!! Valendo a dica da leitura do livro Saber Cuidar de Leonardo Boff.


Nenhum comentário:

Postar um comentário