sábado, 24 de março de 2012

Informação da SMS de Caraúbas sobre Tuberculose

Todos os anos a OMS lembra, no dia 24 de março, que a tuberculose ainda é uma doença prevalente, epidêmica em alguns locais do mundo e que é a principal causa de óbito das pessoas infectadas com o HIV
No mundo, mais pessoas morrem de Tuberculose que de qualquer outra infecção curável. No Brasil a situação persiste também grave, com 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Entre seus sintomas, pode-se mencionar tosse com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.
O tratamento, com duração de seis meses, e os remédios, é oferecido pela rede pública de saúde. O Sistema único de Saúde (SUS) recomenda que o tratamento seja supervisionado. Desta forma, uma pessoa preparada observa o paciente tomando/engolindo os remédios e o ajuda a completar o tratamento de forma correta, seja no serviço de saúde, em casa, no trabalho ou outro lugar apropriado.
Durante o tratamento, dependendo do seu estado de saúde, a pessoa pode voltar a trabalhar e levar uma vida normal. Somente em casos mais graves o paciente precisa de internação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário