quarta-feira, 27 de junho de 2012

Hoje é o Dia Internacional do Diabético - 27 de Junho

Em todo o Brasil um total de 5,6% da população adulta maior de 18 anos possui o diagnóstico médico de diabetes. Os números são da Pesquisa VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada no ano de 2011, pelo Ministério da Saúde.

No Rio Grande do Norte este percentual atinge 5,8% da população adulta maior de 18 anos, o que representa 127.438 pessoas com diabetes. Na avaliação por sexo 5,0% da população masculina (52.740 homens) e 6,4% da feminina (73.114 mulheres) são portadores de diabetes.

O dia 27 de junho é lembrado como o Dia Internacional do Diabético, no Brasil a data é comemorada no dia 14 de novembro. O Diabetes mellitus ocorre quando há falta de insulina ou quando ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose no sangue (hiperglicemia). Há alguns fatores de risco para o diabetes como: sedentarismo, obesidade, hábitos alimentares não-saudáveis e alcoolismo.

De acordo com o Programa de Controle da Hipertensão Arterial e do Diabetes Mellitus, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde implementa diversas estratégias de saúde pública, economicamente eficazes, para prevenir o diabetes e suas complicações, por meio do cuidado integral a esse agravo de forma resolutiva e com qualidade.

O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece para a rede básica de saúde os medicamentos essenciais para o controle do diabetes: a medicação oral para todos os diabéticos maiores de 18 anos e a Insulina NPH 100 para os portadores insulino-dependentes.

Fonte: SESAP/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário