terça-feira, 13 de março de 2012

A poesia é a arte das palavras!! 14 de Março dia da Poesia

INSPIRAÇÃO...
Maria Sônia
 
Essa luz divina...
Que parece vir do nada
Que diz tudo ou nada diz...
Que surge do meu intímo...
Que eu sei...Vem de mim mesma...
Essa luz divina...
Que conduz todo meu querer...
Que em parceria com o amor me move...
Levanta-me...Impulsiona-me...
Destaca-me...Acorda-me...
A cada novo sol...
Inspiração...Em todo meu viver!
Que me leva...Direciona-me...
Que faz de mim, única!
Entre tantas...
Entre quantas...
Quem sou...Não sei...
Sei que sou...Inspiração...
E no meu fazer...Passo a passo...
Vou caminhando...
Levando a vida com inspiração...
E a vida que é vivida...Vou reinventando...
Recriando...Entre aplausos, sorriso, lagrima...
Vou seguindo...Caminhando...
Em todo meu viver!

A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário