terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nossa Presidente está em Cuba e cumprirá agenda de cooperação.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, iniciou nesta segunda-feira uma visita de menos de 48 horas a Cuba com uma agenda baseada na economia e na cooperação, embora não isenta do espinhoso tema dos direitos humanos.
A visita, como parte de uma viagem que também a levará ao Haiti, dá continuidade ao processo de aproximação bilateral iniciado pelo antecessor, Luiz Inacio Lula Da Silva (2003-2010).
Precedida de uma visita do chanceler Antonio Patriota, há 15 dias, a presença de Dilma Rousseff em Havana busca "aprofundar o diálogo crescente e a cooperação bilateral", segundo a chancelaria brasileira.
A presidente desembarcou às 17H00 locais na capital cubana, tendo sido recebida pelo chanceler Bruno Rodríguez e não fez declarações à imprensa.
Na terça-feira, vai se reunir com o presidente Raúl Castro no Palácio da Revolução.
Coincidindo com a visita, o grupo brasileiro Odebrecht anunciou a assinatura de um acordo por 10 anos com o grupo estatal açucareiro Azcuba, para ampliar a produção na província de Cienfuegos.
"O acordo tem como objetivo aumentar a produção e a capacidade de moenda, além de contruibuir para revitalizar" o setor, disse a empresa brasileira em comunicado, sem dar maiores detalhes sobre o convênio e o montante do investimento.
Embora não esteja no programa, Dilma pode ter um encontro com Fidel Castro, de 85 anos, afastado do poder desde 2006 por motivos de doença, em virtude da proximidade do pai da revolução cubana com Lula, assim como pela própria trajetória de Dilma, uma ex-guerrilheira de esquerda que foi presa e torturada sob a ditadura brasileira (1964-1985).

Fonte: www.em.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário