quinta-feira, 10 de novembro de 2011

RESPOSTAS DO QUIZ SOBRE ESPECIAL AUDIÇÃO

Pergunta 1 Com que frequência exames para a saúde do ouvido devem ser feitos?
Nota: O otorrinolaringologista deve ser visto ao menos uma vez por ano para check-ups, de acordo com Cícero Matsuyama, otorrinolaringologista do Hospital CEMA, em São Paulo. "Já os portadores de deficiência auditiva precisam ir ao consultório a cada três meses", afirma. Os exames para um check up auditivo são: audiometria, impedanciometria, potencial evocado do tronco encefálico e otoemissão acústica.


Pergunta 2 Conversas longas ao celular podem afetar a audição?
Nota: Não existem estudos científicos que comprovam a relação entre falar muito ao celular e surdez. "Mas existem pessoas que podem ter pericondrite, uma inflamação do pavilhão auricular (parte externa do ouvido), se ficarem muito tempo usando o aparelho", diz o otorrinolaringologista Krishnamurti Sarmento, de Brasília. "Esse risco é maior em pacientes com diabetes ou problema autoimune." 


Pergunta 3 Qual é o limite da música dentro do carro, em boates, shows etc.?
Nota: O limite varia de acordo com o tempo de exposição - que é definido de acordo com normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Por exemplo, a exposição a 85 decibéis pode acontecer por, no máximo, 45 minutos. Mas como saber disso sem um aparelho de medição? A dica de Krishnamurti Sarmento é simples: "Se você ouve um zumbido nas horas seguintes da exposição ao som, independente da intensidade ou tempo de exposição, significa que houve um sofrimento da orelha interna". Ele conta que isso também vale quando, depois da exposição, parece que todos os demais sons estão baixos demais.


Pergunta 4 Qual modelo de fone de ouvido prejudica menos a audição?
Resposta correta: a) Aqueles que vão por fora do ouvido, com esponjinha
Nota: Se o uso do fone de ouvido é inevitável - seja porque você trabalha com isso ou simplesmente ama ouvir música -, prefira aqueles externos, que cobrem a orelha com uma espuma. Isso porque, conta o otorrinolaringologista Sarmento, os fones internos machucam a pele do canal do ouvido e causam impacto na membrana do tímpano, além de empurrarem a cera do ouvido.



Pergunta 5 É possível trabalhar em ambientes ruidosos sem prejudicar a audição?
Nota: Alguns empregos fazem com que o trabalhador conviva com muito barulho. Nesses casos, o Ministério do Trabalho tem a chamada Norma Regulamentar, que estabelece limites de decibéis dependendo do tempo de exposição ao ruído. "Isso deve ser previamente medido para a escolha do protetor auricular adequado", afirma o otorrinolaringologista Sarmento. Entre as possibilidades, está o protetor intracanal - aquela esponjinha que vai dentro do ouvido -, o abafador externo - que parece um fone externo com espuma - e até os dois métodos em conjunto, dependendo da intensidade do barulho. 


Pergunta 6 Qual a maneira correta de enxugar a orelha?

Resposta correta: a) Com uma toalha
Nota: Na hora de enxugar, nada de cutucar o canal do ouvido com o cotonete! "O correto é usar a tolha por fora do ouvido, não se deve enfiar nada nele", conta Sarmento. No entanto, se você nadou na piscina e ficou com uma sensação de água no ouvido, faça um truque que o otorrinolaringologista Sarmento ensina: "Se o ouvido não estiver inflamado, pode-se pegar uma tampinha de álcool, saturado ou 70%, virar no ouvido e desvirar depois de cinco ou 10 segundos". Segundo o especialista, isso ajudará a tirar a água, mas só faça isso se não possuir nenhum tipo de inflamação nos ouvidos, do contrário, sentirá uma dor muito forte.

Pergunta 7 O cotonete pode ser utilizado?
Nota: O cotonete não pode ser usado por dentro do ouvido em hipótese alguma, mas pode ser parceiro da limpeza se usado com cautela. "Ele pode ser utilizado somente no pavilhão, na área externa do ouvido", diz o otorrinolaringologista Matsuyama. "Quando o cotonete é introduzido na parte interna, pode provocar lesão e acúmulo de cerume no canal auditivo."



Pergunta 8 É permitido pingar medicação ou remédios caseiros nos ouvidos sem orientação médica?
Resposta correta: b) Em hipótese alguma
Nota: A automedicação nunca é indicada, em hipótese alguma, já que essa prática é perigosa. "Os riscos são inúmeros, desde o agravamento de infecções até a dificuldade no diagnóstico preciso quando o paciente finalmente consultar um especialista", alerta o médico Matsuyama. 




Pergunta 9 Quais alimentos contribuem com a saúde dos ouvidos? 
Sua Resposta b) Alimentos com ômega-3
Nota: Segundo estudo da American Journal of Clinical Nutrition, a ingestão de alimentos ricos em ômega-3 retarda a perda de audição vinculada à idade. Nessa pesquisa, duas refeições semanais com 150 gramas de peixe - como salmão e atum - diminuem a perda da audição em até 42%. Esse ácido graxo é encontrado, sobretudo, em salmão, sardinha, atum, linhaça, azeite e noz.

Pergunta 10 Quais alimentos pioram a saúde dos ouvidos?
Sua Resposta a) Os alimentos industrializados (artificiais, embutidos ou processados)
Nota: "Os alimentos industrializados, ricos em carboidratos simples ou à base de cafeína devem ser moderados por afetarem a parte sensitiva (neural) e do equilíbrio do ouvido", afirma o otorrinolaringologista Cícero Matsuyama, do Hospital CEMA.

Pergunta 11: Precisamos descansar os ouvidoS

  •  Resposta correta: b) Sim, mas o descanso depende da pessoa
    Nota: Descansar os ouvidos é muito bom para a saúde auditiva, mas esse é um conceito que varia de acordo com a pessoa. Para quem não tem problemas de audição, é bom ficar pelo menos um tempo em silêncio durante o dia - como antes de dormir. Quem já desenvolveu problemas auditivos, no entanto, não pode ficar em silêncio. "Isso porque essas pessoas, ao ficarem em silêncio, ouvem mais zumbidos, e isso incomoda", explica Sarmento. ?Recomendo que elas não permaneçam em ambientes completamente silenciosos." O especialista sugere que, antes de dormir, pessoas que ouvem muito zumbido ouçam música clássica ou áudios com sons da natureza em volume bem baixo, de modo a evitar o silêncio absoluto sem perturbar o sono. 



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário