quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ESPECIAL AUDIÇÃO 2 - A SAÚDE DE NOSSA AUDIÇÃO



A audição é um dos cinco sentidos básicos cuja função é captar os sons existentes no meio em que vivemos e enviá-los ao córtex cerebral. A orelha é um órgão sensível que capta as ondas sonoras para que nosso organismo inicie o processo de percepção e interpretação dos sons. Estes sons entram pelo canal auditivo externo, passam pela orelha média, ate chegarem à cóclea, o órgão interno responsável pela nossa audição. Chegando essa mensagem sonora ela é transmitida para o córtex cerebral, onde a mensagem auditiva será interpretada e reconhecida.
Alterações na audição comprometem o processo de comunicação e nesses casos a prevenção é uma forte aliada contra a surdez.
A surdez pode acontecer antes, durante ou depois do nascimento da criança, na fase adulta e idosa. Alguns casos podem ser evitados desde que se tomem alguns cuidados.
A mulher na fase da juventude, por exemplo, deve vacinar-se contra a rubéola. É importante a realização de exames pré-nupciais, que detectam doenças (sífilis, herpes genital, toxoplasmose) que podem provocar a surdez no bebê.
No caso de bebes, é de extrema importância a realização do teste da orelhinha que se tornou obrigatório este ano, para a detecção precoce de alterações auditivas, uma vez detectadas as alterações precocemente melhores são as chances de a criança desenvolver a linguagem o mais próximo da normalidade
Cuidar da criança desde os primeiros anos de vida é muito importante. Não se deve descuidar da prevenção, por isso é fundamental que toda criança seja vacinada contra doenças como meningite, caxumba e sarampo.
Crianças com problema de audição que não recebem assistência adequada na época certa têm dificuldades no desenvolvimento da linguagem e comunicação e podem apresentar dificuldades na aprendizagem escolar.
Ambientes com barulhos altos ou ruídos constantes também prejudicam a audição. É importante evitar o uso de aparelhos sonoros com volume exagerado e sons altos por muito tempo. Nestes casos uma vez que ocorre a perda audição por barulhos excessivos, esta é irreversível. O mesmo cuidado com barulhos altos deve ser tomado por profissionais que trabalham com ruídos intensos, sendo necessário e obrigatório o uso de protetores auditivos durante a exposição ao ruído.
Infecções recorrentes, dores de ouvido, sensação baixa da audição, também merecem cuidados. Nestes casos é necessário que tanto as crianças quanto os adultos procurem um médico otorrinolaringologista, especialista em audição para que se possam verificar as condições da audição.

Diagnóstico
O diagnóstico da surdez é feito através do histórico do paciente, de exames do ouvido e testes realizados por especialistas. Além do diagnóstico, o médico otorrinolaringologista pode identificar a causa da surdez; encaminhar ao fonoaudiólogo para terapia e realização de exames auditivos, indicar um aparelho auditivo, implante coclear e tratamentos cirúrgicos e medicamentosos e orientar os pacientes e responsáveis.

Tratamento
O tratamento dependerá da causa da surdez e deve ser feito pelo médico otorrinolaringologista, podendo ser uma simples retirada de excesso de cera do ouvido realizado ou chegar a tratamentos mais complexos, como cirurgias.
Aparelhos auditivos ajudam pessoas com dificuldade de entendimento da linguagem a compreenderem melhor. Pessoas com surdez severa ou profunda, que não podem se beneficiar dos aparelhos auditivos devem procurar informações sobre a possibilidade de implante coclear.
Qualquer pessoa seja ela bebê, criança até a fase idosa que sentirem alterações na audição desde infecções até problemas de compreensão da linguagem, devem procurar um otorrinolaringologista para investigar melhor a audição. Lembrando-se sempre que a prevenção é o melhor remédio!
Ponto de Vista:
Ter qualidade de vida é cuidar bem da saúde para ser saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário