segunda-feira, 26 de setembro de 2011

21 de Setembro foi o dia Mundial da doença de Alzheimer

No dia 21 de Setembro comemora-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer. Uma doença que afeta sem distinção, e que exige muito de quem sofre e de quem cuida. 
Em 2011, o tema das comemorações é “faces da demência”, visando questionar se conseguimos reconhecer o rosto da demência, bem como prestar homenagem àqueles que, em todas as partes do mundo, divulgam e sensibilizam para esta patologia. A data tem como objectivo melhorar a prestação de serviços a pessoas que sofrem de demência e aos seus cuidadores.

O QUE É A DOENÇA DE ALZHEIMER (DA)? 
O Mal de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa, progressiva que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social,  interferindo no comportamento e na personalidade. 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS? 
No início são pequenos esquecimentos, normalmente aceitos pelos familiares, como parte do processo de envelhecimento, que vão se agravando gradualmente.
O Mal de Alzheimer atinge em média 10% da população brasileira acima de 65 anos e estudos recente demonstram que o número tende a dobrar a cada cinco anos. E até 2025 o Brasil será o 6º pais do mundo em número de idosos. Segundo o medico, essa projeção mostra que 70% dos idosos com 95 anos de idade sofrerão da doença. Portanto, a população que caminha para o envelhecer deve ter mais cuidado com a memória, alerta o médico neurologista, Bacelar.

No Brasil existe a Associação Brasileira de Alzheimer - www.abraz.com.br - e em 27 Estados existem as sub-regionais, inclusive no RN, na cidade de Natal.
 Fonte: Pesquisa em livros e site sentir bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário