quarta-feira, 22 de junho de 2011

QUANDO TEREMOS QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO? COMO TEREMOS?


As duas últimas décadas define uma época em que o mundo do trabalho e científico tem direcionando estudos, pesquisas, projetos e programas sobre qualidade de vida. Vivemos para a família, para o trabalho e pelo nosso bem estar geral. Quem não quer e deseja bem estar? Atire a primeira pedra quem não deseja isso! 
Sabemos e comprovamos que passamos a maior parte de nossas vidas no ambiente de trabalho, e portanto, é natural que nesse ambiente se construa relações de diversas formas, afinal estamos falando de relações entre humanos. No entanto, as relações que devem prevalecer é a saudável, agradável, ética e respeitosa. Sabemos também que trabalhamos muitas vezes em ambientes que nem sempre nos proporcionam o tão desejado bem estar, muitas vezes nos faltam condições dignas de trabalho. Em se tratando de serviços públicos, não precisa nem se estender em argumentos, pois é notória a falta de condições para um trabalho com qualidade, visto que, presenciamos e temos escolas, hospitais, delegacias, etc, sem as minímas estruturas funcionais. São problemas gritantes de ordem públicas em âmbito nacional, estadual e municipal. 
Voltando-se para a prestação de serviços, a qualidade do atendimento perpassa pelo compromisso e comprometimento de cada um, dos gestores aos funcionários em geral, do "maior ao menor". O certo é que, todos nós cidadãos de direitos (CF 1988), desejamos trabalhar bem e ser respeitados (as), por todas as pessoas que precisam dos serviços que desenvolvemos no cumprimento de nossas atribuições em nossos locais de trabalho. Lá estamos para isso, estamos por inteiros. Temos o direito de trabalhar e o dever de fazer com qualidade, e essa qualidade não depende unicamente de nós trabalhadores, mas do conjunto de pessoas e fatores que compõe o mundo do trabalho, como por exemplo: relações respeitosas (funcionários - usuários) condições dignas em termos físicos e materiais, segurança, equidade e universalidade dos direitos humanos...respeito. Eticamente falando, precisamos respeitar e ser  respeitados, isso é regra. O que não precisamos? Não precisamos ter os nossos direitos violados através de agressões físicas e verbais, muitas vezes vivenciamos em nossos ambientes de trabalho, como  ocorreu no último sábado, com duas servidoras públicas que foram agredidas fisicamente, com danos físicos e morais, no Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva - Caraúbas RN. 
Respeito é bom e todos nós temos direitos e gostamos. O meu e o seu direito são iguais. NÃO A VIOLÊNCIA EM QUALQUER LOCAL DE TRABALHO.



Um comentário:

  1. Parabéns amiga pelo texto!
    Isso é o que posso dizer que seja um exemplo de apoio.

    ResponderExcluir