quinta-feira, 11 de junho de 2009

A Origem da QVT no Estado do RN.

As ações de Qualidade de Vida começaram com um grupo voluntário, que sentiu a necessidade de promover a melhoria da qualidade de vida na Secretaria de Administração e Recursos Humanos - SEARH. Contou-se com o total apoio da alta gestão da secretaria. Assim, o grupo aprofundou-se em estudos sobre os conceitos formulados na academia sobre este tema. Em seguida, decidiu-se promover uma ampla pesquisa sobre os valores que as pessoas que fazem a SEARH atribuíam à qualidade de vida.

A SEARH elaborou uma pesquisa que visava, essencialmente:

- Verificar qual o significado que os servidores lotados na SEARH atribuem ao trabalho;

- Observar quais fatores pode interferir na qualidade de vida no trabalho dos mesmos;

- Identificar qual o entendimento atribuído à questão saúde, dentro e fora do ambiente;

- Verificar que elementos contribuem para a consecução de um ótimo ambiente de trabalho;

- Identificar qual o grau de responsabilidade atribuído à gestão da SEARH, no que tange ao oferecimento de qualidade de vida no trabalho.

Os resultados

O universo trabalhado foi constituído pelos 214 servidores atualmente lotados na Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte. Buscou-se atingir todos os indivíduos que se encontravam, no momento da coleta de dados, trabalhando na Secretaria. No entanto, destes, 130 foi a quantidade que, após a devolução por parte dos servidores, pôde ser utilizada para fins de análise, uma vez que alguns questionários retornaram completamente em branco e outros não foram devolvidos ou mesmo chegaram após realizada a tabulação.
Significado do trabalho para a vida
As interpretações obtidas junto aos servidores da SEARH no que se refere ao significado do trabalho para os mesmos dizem respeito a uma forma de realização pessoal e profissional (49,4% dos respondentes), enquanto 33,7% consideram o trabalho como fonte de sustento. Além disso, 11,1% enxergam no trabalho uma fonte de dignidade, opinião esta colocada na expressão ‘o trabalho dignifica o homem’; e outros 5,8% o tratam como forma de motivação.
Entendimento acerca do termo qualidade de vida
Quando perguntados a respeito do que entendiam por qualidade de vida, a maior parte dos respondentes (24,1%) atestou, através de 216 respostas, que seria uma boa remuneração. No entanto, este percentual não guarda muita distância com relação a outras duas respostas: saúde, e paz e harmonia, preferida por 23,1% e 22,2%, respectivamente. Merece destaque, ainda, o item lazer, escolhido por 12,5% dos servidores participantes do estudo, como resposta para esta questão.

Fatores importantes à QVT

Quanto à terceira questão: “você considera importante para ter qualidade de vida no trabalho”, os servidores destacaram, a partir de 261 respostas, que 23,7% deles a QVT está atrelada a um bom ambiente físico de trabalho. Não muito longe desse percentual, outros 22,2% consideram que para ter QVT é preciso desenvolver bons relacionamentos dentro do trabalho. Em seguida é destacada, também, a necessidade de um salário digno (18%) e do respeito no ambiente laboral.
Quando perguntados sobre o como seria um relacionamento ideal no ambiente de trabalho, a maioria enfatizou a necessidade do respeito nas relações (28,3%). A importância da união, representado pelo trabalho em equipe, foi destacada por 25,1% dos entrevistados. Com percentuais menos expressivos foi citado o mérito do companheirismo (14,7%) e da harmonia (10,5%).

Conclusão

Em síntese, os resultados da pesquisa apontaram para interação entre os companheiros e ações ligadas a saúde como prioridade para as ações de gestão da qualidade de vida e saúde. A partir de então, foram desenvolvidas ações práticas objetivando satisfazer as necessidades dos funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário