domingo, 7 de junho de 2009

I ENCONTRO DE SAÚDE: QUALIDADE DE VIDA E HUMANIZAÇÃO







I ENCONTRO DE SAÚDE: QUALIDADE DE VIDA E HUMANIZAÇÃO

Há muito tempo se fala em QVT, mas muito pouco tem sido feito nas empresas para melhoria da saúde dos trabalhadores. Atualmente com as transformações que a globalização nos coloca, muitos fatores têm interferido na vida das pessoas, principalmente no ambiente de trabalho, exigindo cada vez mais várias facetas do trabalhador, para cumprir com as exigências e manter a saúde da empresa em condições de permanecer no mercado, atender as necessidades das pessoas.
Hoje as pessoas passam a maior parte de suas vidas nas empresas onde trabalham. A qualidade desse tempo e as atitudes de cada um determinam a qualidade de vida dessas pessoas, que quando usado de forma negativa, os resultados, também negativos, aparecem logo na saúde.
A Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde entende por humanização a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde e enfatiza a autonomia e o protagonismo desses sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão. Pressupõe mudanças no modelo de atenção e, portanto, no modelo de gestão. Assim, essa tarefa nos convoca a todos: gestores, trabalhadores e usuários para participar como autores e atores do processo para mudança e melhoria dos serviços oferecidos no âmbito do SUS.
O hospital Reg. Dr. Aguinaldo Pereira da Silva – Caraúbas RN, se propõe a colocar a disposição dos seus 180 servidores, um conjunto de ações de cunho preventiva, como forma de elevar o patamar da qualidade de vida, o que sem dúvida, refletirá na harmonia organizacional. A proposta tem respaldo num estudo situacional, delineado através de aplicação de um questionário que possibilitou conhecer o perfil dos servidores, em relação a sua saúde e estilo de vida. Daí a importância do I Encontro de Saúde, realizado no dia 30 de Maio de 2009, que além de se configurar como um instrumento para motivar o exercício da cidadania e aquisição de novos hábitos, inaugura e instaura com co-responsabilidade co-participação, o Viver Saúde _ Movimente-se e Viva Melhor - Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.

Um comentário:

  1. COMO ANDA SUA ENERGIA?

    CARLOS LEGAL
    CONSULTOR DO MVC

    A seguir, estão enumerados alguns itens que sinalizam o nível de sua energia física, mental e emocional. Pense no mês que passou e indique uma nota conforme a legenda 0 – nada satisfeito; 1 pouco satisfeito; 2 satisfeito e 3 – muito satisfeito. Ao final some o total das 04 colunas. Antes de responder leia o artigo Energia, e não o tempo é seu recurso mais precioso.

    ITENS 0 1 2 3
    Alegria de viver . . . .
    Assertividade . . . .
    Atenção . . . .
    Autoconfiança . . . .
    Capacidade de concentração . . . .
    Capacidade respiratória . . . .
    Condicionamento físico . . . .
    Criatividade . . . .
    Intensidade nas atividades . . . .
    Paciência e calma . . . .
    Postura corporal . . . .
    Pró-atividade . . . .
    Qualidade da alimentação . . . .
    Qualidade de sono . . . .
    Quantidade de sono . . . .
    Relacionamento com as pessoas . . . .
    Relaxamento físico . . . .
    Tolerância com os outros . . . .
    Tolerância à pressão . . . .
    Vida sexual . . . .

    TOTAL . . . .
    TOTAL GERAL . . . .

    RESULTADOS
    0-19: TÁ FRAQUIM

    Indica que você está mal. Seu nível de energia está em stand by Pode ter problemas sérios de estafa e estresse. Cuidado, pois sua saúde pode ser prejudicada. Você precisa mudar seus hábitos urgentemente, talvez com ajuda de um profissional.
    20-39: TÁ MAIS PRA LÁ DO QUE PRA CÁ
    Indica um nível de energia físico, mental e emocional crítico. Está exposto a estresse e ansiedade, sentindo-se muitas vezes incapaz de resolver algumas questões. Invista mais tempo em atividades físicas, na qualidade do descanso e numa alimentação mais adequada.
    40-54: TÁ BÃO
    Indica um nível de energia físico, mental e emocional normal. Seu driver para recuperação é bom. Sua capacidade de recuperação é mais lenta, sentindo-se cansado quando exposto à excessiva pressão. Intensifique atividades físicas e de lazer.
    Mais que 55: TÁ PODEROSO (A)
    Indica um alto nível de energia física, mental e emocional, com uma capacidade rara de recuperação. Sente-se forte e confiante, favorecendo habilidades para lidar bem em situações de pressão, sem desgaste excessivo. Mantenha as atividades que construíram essa condição.

    ResponderExcluir