domingo, 18 de setembro de 2016

Você sabia que a gratidão transforma?

Resultado de imagem para gratidão

Muitos são os estudos feitos na atualidade sobre a Gratidão e seus efeitos. O psicólogo e pesquisador Philip Watkins, da Universidade de Eastern Washington, nos Estados Unidos, concluiu em seus estudos que a gratidão neutraliza a adaptação e a habituação. Ele percebeu que o nosso sistema emocional aprecia mudanças. As circunstâncias positivas da vida logo deixam de ser excitantes e motivos de alegria, depois que nos adaptamos ou nos habituamos a elas. Podemos ver isto claramente nas crianças, que ao receberem um brinquedo novo se excitam e não o largam. Passadas algumas horas ou alguns dias, o esquecem num canto solicitando uma novidade. Nós, adultos, fazemos o mesmo com carro novo, roupas, aparelhos e até mesmo com nossos relacionamentos afetivos! Quando a novidade perde o frescor, comumente paramos de exaltar seu valor.
Resultado de imagem para gratidão
O que Watkins constatou foi que as pessoas que são gratas conseguem apreciar a cada momento o valor de alguma coisa. Isto as torna menos propensas a desmerecerem o que tem, mesmo adaptadas e habituadas à situação, pessoa ou bem material. Ficou curioso? 
Se extrapolarmos esta descoberta para as pessoas que sofrem uma adversidade, conseguimos entender o mecanismo da gratidão. O indivíduo grato reafirma o valor de tudo que o cerca, não se tornando um “consumidor voraz” de objetos e relacionamentos e retardando a sensação de habituação. Da mesma forma, quando alguém sofre uma revés na vida, se praticar a gratidão diária conseguirá adaptar-se à situação desagradável. 
Silvia, professora de ioga há mais de 30 anos, sofreu um acidente há 15 anos atrás. Seus órgãos foram gravemente afetados, devido à uma hemorragia interna, descoberta quase uma semana após o acidente. Entrou no centro cirúrgico desenganada, mas sobreviveu. Convive diariamente com as sequelas do acidente, e uma delas é uma neuropatia, devido à diabetes que se desenvolveu pela má função do pâncreas. Quando percebeu que havia passado por aquela adversidade, determinou-se a fazer sua vida valer a pena.
Ela continua a dar aulas diariamente, mesmo na cadeira de rodas. Agradece a cada manhã por estar viva e lúcida, com seus 70 anos, e poder transmitir tudo o que sabe às suas jovens alunas. Agradece também à todos que a auxiliam, e mesmo com dificuldades, tenta ser o mais independente possível. Desafia seus limites, comemorando cada vez que ainda consegue ter autonomia. 
Como você pode perceber, a gratidão é mais do que uma palavra, é um hábito constante. Ela não tem nada a ver com o conformismo, mas sim com a valorização de pequenos detalhes no nosso dia a dia. Fazermos isso quando nosso dia a dia está perfeito é simples. Mas o nosso desafio é manter este comportamento quando passamos por alguma dificuldade. 
Que linda forma de está na vida, não concordam? Vamos fazer dessa vida, a vida mais linda do mundo! Nós podemos, e não é mágica, é uma questão de atitude proativa de gratidão! E eu te pergunto: Você ja agradeceu a alguém ou por alguma coisa, hoje? Se não, está na hora de iniciar a prática da gratidão! E eu te indico, o site da Marcia Luz, que tem ótimos vídeos e maravilhosos posts sobre a pratica da gratidão...www.agratidaotransforma.com...ótima tomada de decisão!
Fonte: www.agratidaotransforma.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário