terça-feira, 31 de julho de 2012

Hospital Dr. Aguinaldo Pereira da Silva - Caraúbas RN, promoverá a SMAM 2012 e já recebeu decoração especial..confira a sala da amamentação


Em 2002 a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com base nas metas estabelecidas pela Declaração de Innocenti, em 1995, desenvolveram e lançaram em conjunto a Estratégia Global para a Alimentação do Lactente e da Criança de Primeira Infância.
O Relatório Mundial da infância 2011 da UNICEF mostra que 136.700 bebês nascem em todo o mundo e apenas 32,6% deles são amamentados exclusivamente nos primeiros seis meses.
Buscando relembrar o que aconteceu nos últimos 20 anos na alimentação do lactente e da criança de primeira infância, chamar a atenção pública sobre o estado da política e dos programas, trocar experiências exitosas e traçar estratégias para maior êxito na saúde infantil. Este ano a Semana Mundial da Amamentação terá o tema“ENTENDENDO O PASSADO, PLANEJANDO O FUTURO”.



Iniciou hoje (01/08/2012) a Semana Mundial da Amamentação com o tema "Entendendo o Passado - Planejando o Futuro. O evento acontece em mais de 120 países e tem como objetivo incentivar, apoiar o aleitamento materno e divulgar as estratégias para uma prática eficaz da amamentação.
O Hospital Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, em Caraúbas RN, sendo um Hospital Amigo da Criança, tem o compromisso de realizar ações voltadas para promover o aleitamento materno, como forma de reduzir a desnutrição infantil, por isso a partir de hoje, o gestor, juntamente com a equipe se empenham para a realização do evento, que a cada ano ganha novo formato.
Sala da Amamentação
A sala da Amamentação é um espaço que o HRAPS disponibiliza anualmente para receber visitantes durante a SMAM, e onde acontece o lançamento da semana e as palestras educativas realizadas por uma equipe técnica e coordenada pela enfermeira Erione Pinheiro.
A decoração da sala da amamentação foi feita pela técnica de enfermagem - Rita de Cássia, que anualmente realiza a atividade com dedicação e empenho! Parabéns a amiga pelo lindo painel decorativo!


O Leite materno é um dos fortes aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa de mortalidade em 47%, praticamente a metade, uma grande conquista construída a cada dia, com campanhas anuais de incentivo à amamentação, à doação de leite materno, além de todo um conjumto de políticas públicas voltados para a família, a gestante e a criança.
Além do carinho, o leite materno oferece tudo que o bebê precisa no início da vida.Criança amamentada é criança bem alimentada e melhor preparada para crescer com mais saúde. Amamente e alimente um futuro melhor para seu filho.

Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a saúde da mulher. Na mulher, o sangramento após o parto é menor, assim como as chances de ela vir a desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto cardíaco.  A mulher que amamenta perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.

Nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento e nem de outros líquidos, pois o leite materno é completo. Mata a sede, a fome e possui todos os nutientes que ele necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável.

Após os 6 meses, o bebê deve comer outros alimentos saudáveis e continuar sendo amamentado até os 2 anos ou mais, pois assim ele receberá todos os nutrientes e os benefícios que a amamentação oferece.


O Hospital de Caraúbas promoverá de 01 a 07 de Agosto uma serie de atividades como forma de incentivar as mulheres caraubense a amamentar exclusivamente. Dentre as atividades está o V Seminário de Aleitamento Materno, que acontecerá no dia 03/08, as 13h30n na Capela N. S. de Fátima. O evento deve ter como participante todos os profissionais do Hospital e dos PSF, e terá como palestrante principal a médica Obstetra Dra. Osvani de Goes.


TODOS PODEM INCENTIVAR E APOIAR A MULHER NA AMAMENTAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário