quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer - Uma vida, uma obra de arte!

O Arquiteto que projetou Brasília...
Aos 104 anos, o arquitetpo Oscar Niemeyer morreu, lúcido, deixando além de netos e bisnetos...600 projetos arquitetônicos espalhados em todo o mundo. O maior desafio - criar a capital do Brasil. E fez, linda, ampla, elegante. Oscar Niemeyer que fazia 105 anos no próximo dia 15, tinha as curvas como ponto de partida para suas criações.

Ele estava internado há 33 dias no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, por causa de uma infecção urinária. Ele também teve uma infecção respiratória e respirava com a ajuda de aparelhos.
Suas obras --prédios públicos e privados, monumentos, esculturas e igrejas-- marcam a paisagem das principais cidades brasileiras e espalham-se por vários países do mundo, como Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Itália, Argélia, Israel e Cuba, entre outros.

Niemeyer projetou grande parte das obras de Brasília, entre elas a praça dos Três Poderes, os prédios do Congresso Nacional, do STF (Supremo Tribunal Federal) e o Palácio do Planalto.
Gostava de desenhar, e o desenho levou-me à arquitetura. "Lembro-me que ficava com o dedo no ar desenhando. Minha mãe perguntava: 'o que está fazendo menino?' 'Desenhando', respondia com a maior naturalidade", disse uma vez dia Oscar Niemeyer, que agora vive a admirar de uma dimensão especial, a  obra de Deus...descansa em paz! E será velado em Brasília, cidade que tem sua criatividade em seu desenho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário