segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cresce expectativa de vida do brasileiro

Nunca vivemos tanto, e vamos viver muito mais! A expectativa de vida do brasileiro aumentou para 74 anos!!

A esperança de vida dos brasileiros aumentou, isso segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Vários foram os fatores que propiciaram essa ascensão, dentre muitos, o crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, aumento do consumo entre outros. 


De acordo com o IBGE, a média de vida de um cidadão brasileiro é de 72,7 anos. Expectativa ou esperança de vida corresponde à quantidade de anos em média que uma determinada população vive. Esse item é um importante indicador social que serve para avaliar a qualidade de vida de uma população de um determinado lugar. 


Apesar do aumento nos índices desse indicador social, o país ainda se encontra abaixo da realidade de muitos países desenvolvidos. O percentual médio do Brasil no quesito esperança de vida não reflete totalmente a realidade, muitas particularidades regionais são camufladas. Desse modo, temos diversos percentuais de expectativa de vida que oscilam de acordo com cada estado. A seguir a expectativa de vida da população dos estados brasileiros. 


Estados do Centro-Sul do Brasil 


Rio Grande do Sul 75 anos, Santa Catarina 75,3 anos, Paraná 74,1 anos, São Paulo 74,2 anos, Rio de Janeiro 73,1 anos, Goiás 71,4 anos, Mato Grosso do Sul 73,8%, Mato Grosso 73,1 anos. 


Estados do Norte do Brasil 


Rondônia 71,2 anos, Acre 71,4 anos, Amazonas 71,6 anos, Roraima 69,9 anos, Amapá 70,4 anos, Pará 72,0 anos. 


Nordeste 


Maranhão 67,6 anos, Piauí 68,9 anos, Ceará 70,3 anos, Rio Grande do Norte 70,4 anos, Paraíba 69,0 anos, Pernambuco 68,3 anos, Alagoas 66,8 anos e Sergipe 70,0 anos. 


Esses dados refletem a desigualdade existente entre áreas mais desenvolvidas economicamente e industrialmente e as menos desenvolvidas. Por isso, estados do Centro-Sul (desenvolvidos) apresentam números mais elevados que estados das regiões Norte e Nordeste (menos desenvolvidos).

Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário