domingo, 13 de março de 2011

Para a vida ficar mais leve!

O que você faria para ter mais saúde e bem estar? 
1- Parar de fumar (   ) 2- Reeducar seus hábitos alimentares (  ) 3- Dormir mais horas  (  )
4- Praticar atividade física (  ) 5- Praticar uma ação voluntária   (  ) ...7- (...) Praticar meditação...
Se para a vida ficar mais leve, as pessoas precisam reinventar hábitos, atitudes, não será muito difícil ter uma vida saudável.
Saúde - A Organização Mundial de Saúde, define- "(...) Um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença. (OMS - 1946). Segundo esse conceito a saúde vai muito além da dimensão física de uma pessoa. Nesse sentido, cuidar da saúda não se restringe apenas a prevençãodas doenças (exames medicos, consultas), sendo necessário ir mais além, ampliando os caminhos da busca pela qualidade devida, contemplando as dimesões: física, social, emocianal e espiritual do ser humano.
 
Promoção da Saúde - "(...) É o processo de capacitação das pessoas e da comunidade para atuar na sua melhoria da qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle do processo." OMS - 1986. É o empoderamento das pessoas e da comuinidade, aumentando assim, a compreenção e capacidade de cuidar e gerir a sua saúde, com atitude e com o apoio dos atores sociais, poder público e ONGs. Cada um deve fazer sua parte, mas o indivíduo deve querer e se envolver no processo. Participar das ações, ser co-responsável pela efetivação das ações voltadas para a melhoria da sua qualidade de vida.
Quanto vale sua saúde? Um cigarro? Um copo de cerveja ou outra bebida alcólica? Sendentarismo? Ingestão de gorduras? Quando se tem o livre arbítrio se tem o poder de operar mudanças na vida. Na vida temos que fazer escolhas, abrir mão de algumas coisas que parecem fascinantes, mas que na realidade, nos matam lentamente, e nem sempre conseguimos nos libertar por si só. Precisamos de ajudas. E que bom! Existem os meios para se renovar, reinventar estilos de vida! Uma das opções são os grupos de apoio, como: alcoólicos anônimos, toxicômanos, entre outros.
O que eu quero dizer com isso é: para se viver bem temos que se esforçar. Viver bem não é coisa fácil, quando estamos ilhados por tentações do mundo, (você sabe do que estou falando). Mas o mais importante é que - sempre tem uma mão amiga estendida, uma palavra, um livro, um amigo, uma porta aberta para lhe ajudar! Cabe você aceitar! Busque o amor a si próprio, aprenda a amar-se e a amar. VIVA BEM!

 Celebrar a vida é maravilhoso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário