terça-feira, 25 de junho de 2019

Álcool: evite o excesso


Imagem da web

O que acontece com o organismo após a ingestão de álcool

Existem vários estudos em relação aos malefícios do álcool. Quem abusa está sujeito a sequelas ao longo do tempo. Dentre os malefícios provocados pelo álcool no organismo humano, estão:
Você já parou para pensar como o álcool passa para o sangue? Se engana quem pensa que é somente através da boca ou do estômago. É verdade que o organismo absorve as moléculas do álcool logo após o primeiro gole, devido algumas mucosas da boca e de algumas paredes do estômago, porém, a grande porcentagem (75%) entra no sangue através do intestino delgado.
A partir de então, a distribuição do álcool pelo organismo é rápida: as moléculas do álcool viajam pela corrente sanguínea e atingem órgãos como o fígado, os rins, os pulmões e o cérebro.

1) Cérebro

O excesso de álcool provoca diversos efeitos na região cerebral, como alterações nas áreas responsáveis pela memória, déficit cognitivo, neurodegeneração de algumas partes do cérebro, como o córtex pré-frontal, perda de função e/ou estrutura dos neurônios e inibição de processos de neurogênese (criação e desenvolvimento de novos neurônios).

2) Câncer

Aumentam os riscos de câncer nas regiões que entram em contato com as bebidas alcoólicas, como boca, laringe, faringe e esôfago.
3) Sistema digestório
O estômago pode sofrer erosões devido o álcool e, com isso, desenvolver gastrites. Mas é o fígado um dos órgãos mais afetados pelas bebidas alcoólicas, podendo acarretar inflamações, hemorragias, hepatite alcoólica e cirrose.

4) Síndrome de Korskoff

Trata-se de uma doença relacionada à carência de vitamina B1 (tiamina). Embora possa ter outras causas, o álcool é o motivo mais comum, pois a droga dificulta a absorção da tiamina pelo organismo. Alguns sintomas comuns são a paralisia de alguns músculos (dificultando o andar, por exemplo), problemas oftalmológicos e distúrbios de consciência ou estado mental.

5) Diabetes

O uso de álcool em excesso e de forma contínua pode provocar inflamação no pâncreas – órgão responsável pela produção da insulina. Essa inflamação, chamada de pancreatite, destrói o tecido pancreático e, desta forma, também as células que produzem insulina, levando ao Diabetes.
6) Mortes e Violência
Dados da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (ABEAD), por ano, 32 mil pessoas morrem em decorrência da bebida alcoólica, sendo 11 mil por cirrose. O álcool também está por trás de 60% das mortes no trânsito e 72% dos homicídios. Além do álcool contribuir para casos de afogamentos, quedas, suicídios, entre outros.
Dessa forma, caso deseje mesmo beber, procure se alimentar antes e durante, priorizando alimentos ricos em amido. Evite beber excessivamente, procurando revezar, entre um copo e outro de bebida, um copo de água, para evitar a desidratação dos neurônios, responsável pela ressaca.
O Ministério da Saúde adverte: Se beber não dirija!
Fonte: alcolismo.com, mundoeducação

Nenhum comentário:

Postar um comentário