quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Transforme qualquer coisa, mudando a sua percepção da realidade

As sensações são “percebidas” e associamos um significado a elas.

Desta forma tudo com o qual temos contato é por nós “apreendido” e passa a fazer parte de nosso mundo interno. Assim, “percepção” é o ato de interpretar um estímulo registrado através de nossos mecanismos sensoriais, com base em nossas memórias.

Temos o costume de insistir em nossa velha visão de como as coisas devem ser resolvidas e não conseguimos dentro deste ponto de vista, perceber que existem outras maneiras de resolver a mesma situação.

Perceba a seguinte situação. Quando você se depara com um problema, aparentemente sem solução ou seja, sem luz no fim ou no início do túnel, saiba que este é um sinal importante. É o momento em que você precisa realizar algumas mudanças em sua maneira de enxergar a realidade para que a solução apareça.

Dessa forma você mudará completamente seu ponto de vista tendo assim, oportunidade de encontrar uma nova saída para a situação. Usamos muito a expressão, “quem está de fora da situação enxerga melhor”. Isso porque quando estamos entregues ao problema, acabamos por recorrer a uma programação emocional, contida em nosso sistema límbico de como as coisas deveriam ser. Ou seja, a nossa percepção quanto ao problema.

A expressão acima, indica que nos limitamos a acreditar que podemos ir somente até um certo ponto, porque julgamos a nossa capacidade de percepção limitada. Mas por que acontece desta forma? Agimos e reagimos, conforme nossas crenças.

Uma pessoa com um problema específico, dificilmente conseguirá enxergar além daquilo que ela sente que deveria ser ou de como ela  acha que as coisas podem ser resolvidas. É assim que muitas vezes ficamos dando voltas e voltas no problema, pois não conseguimos evoluir nossa visão daquilo que já vivemos.

Sabe aquela velha história de que você só consegue entender algo de verdade quando passa por aquilo? Mas aqui o que muda é que você precisa sair da situação para conseguir enxergar outro caminho, que não consegue ver hoje por estar totalmente inserido na situação. Precisa enxergar a situação do lado de fora.

Conheça a história que André Gabor conta em seu livro “The Man Who Discovered Quality” (O homem que descobriu a qualidade), ele diz que certa vez foi convidado para prestar assessoria a uma grande empresa americana que vinha amargando anos de prejuízo econômico. Depois de analisar a situação da empresa e apresentar alternativas de mudança, o presidente se levantou e disse: “Nós faremos tudo isso, mas apenas depois que eu morrer”.

Quando indagado sobre o motivo de tal declaração, sua resposta sincera foi: “Eu não resistiria a tantas mudanças”. Gabor conta que a empresa depois de dois anos veio a falir e sua aplicação de tal fato foi: “Um dos dois tinha que morrer”.

Creio, sinceramente, que estamos exatamente na situação daquele presidente. Você vê a necessidade da mudança, mas se julga incapaz de fazê-las. Como mudar isso? Quer saber mesmo? Então, aí vai… Vou ensinar um truque simples e fácil.

Você deve “doar” uma nova percepção à sua realidade.

Faça como eu disse acima, olhe para a situação como se estivesse vendo de fora. Como se fosse um analista avaliando a situação friamente. O que esta pessoa diria para você fazer? Você também pode analisar a situação sob a ótica de alguém que já passou pela mesma situação, ou que sabe como agir em uma situação semelhante. O que esta pessoa faria, que atitudes ela tomaria, como uma pessoa poderosa agiria neste caso?

Dessa forma, você terá uma perspectiva muito diferente daquela que sozinho conseguiria imaginar neste momento, pois não contará com seu mundo emocional pessoal, ao contrário, passará a contar com a visão de alguém com experiência. Este  exercício é chamado em PNL de “ficar em terceira pessoa”, analisando friamente uma situação pelo lado de fora. Resolva o problema em um ambiente diferente, de onde ele foi criado.

Muitos de nossos problemas encontram solução apenas com uma pequena mudança de percepção. Para cada situação a resolver devemos ter ao menos três pontos de vista diferenciados, antes de tomar uma decisão.

E por falar em ambiente, nunca resolva um problema em um ambiente no qual ele foi gerado. Tenho um pacto com minha esposa. Jamais resolvemos os problemas que surgem em nosso lar, dentro de nossa casa. Saímos para jantar, tomar um café e resolvemos o problema lá. Porque o ambiente também contamina nossa percepção.


Sensação e Percepção: A “mente” mente


Sensação e percepção: É através destes dois processos que sentimos e interpretamos o mundo.
Captamos o mundo ao senti-lo (sensação) e interpretamos o mundo de acordo com a forma que o percebemos (percepção).
Agora lhe pergunto:
  • Você sente o mundo como todas as demais pessoas o sentem?
  • Você percebe o mundo como todas as demais pessoas o percebem?
Creio que a resposta foi “não”, pois os mesmos olhos podem ver uma mesma coisa e senti-la e percebe-la de forma diferente.
Fonte: www.impulsãoprofissional.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário