sábado, 30 de julho de 2016

Semana Mundial da Amamentação 2016.

Resultado de imagem para semana mundial da amamentação 2016
A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. Criada em 1991 como um órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a WABA é uma organização não governamental constituída por uma rede mundial de indivíduos e organizações empenhadas na proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno como um direito de mães e crianças, independente de raça, credo ou nacionalidade.
Até 1998, a SMAM no Brasil foi coordenada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No ano seguinte, a coordenação passou ao Ministério da Saúde, que continuou a realizar as campanhas em parceria com a SBP.
Dez anos depois, o MS publicou a Portaria nº 2.394, de 7 de outubro de 2009, instituindo as comemorações da Semana Mundial da Amamentação no Brasil entre 1 e 7 de agosto, ou seja, de acordo com o calendário internacional. A Portaria delegou ainda a coordenação da SMAM à Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, e oficializou a parceria do MS com a SBP.
A Semana Mundial da Amamentação é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País. A SMAM também contribui significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna.

Resultado de imagem para semana mundial da amamentação 2016
“A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016 (SMAM 2016) traz um tema amplo e que vem ao encontro de uma situação atual do mundo: o desenvolvimento sustentável. O tema exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica da amamentação.
Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais. Amamentar é promover a vida e a saúde e melhorar sua qualidade, é intensificar as relações sociais, é um resgate cultural da condição humana, é segurança alimentar e nutricional, é reduzir impactos ambientais, é sustentável”
Nota do Blog: Em Caraúbas-RN, a Semana Mundial da Amamentação é comemorada pelo Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, instituição que implementa serviço de maternidade, referência na atenção do parto, nascimento e pós-parto, e pela Secretaria Municipal de Saúde através das unidades Básicas de Saúde, aonde deve primar pela prevenção nas ações voltadas para atenção a saúde da criança e da mulher através do Pré-Natal, Acompanhamento e Desenvolvimento da Criança e Planejamento Familiar. Fique atentos(as), a programação das Unidade Básica de seu Bairro e no Hospital Regional Aguinaldo Pereira da Silva. A SMAM vai de 1 a 7 de Agosto 2016 em todo mundo, embora cada país e Estados e Municípios definem seu calendário de atividades, podendo se estender por todo mês.
Fonte: Portal da Saúde SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário