quarta-feira, 4 de março de 2015

Foto da web
Arquidiocese de Natal celebrará no dia 05 de Março os 15 anos da memória da beatificação dos Bem-Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, além do leigo Mateus Moreira e seus 27 companheiros.
A programação festiva será realizada em dois momentos. A primeira, no próprio dia 5, com a ordenação sacerdotal dos diáconos Erivan Júnior e Wagner Martins, às 18h, na Catedral Metropolitana de Natal. Já a segunda, será uma celebração eucarística, no dia 15 de março, às 10h, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante. As duas celebrações serão presididas pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados pelo Papa São João Paulo II no dia 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
No território da Arquidiocese de Natal, ainda existem três Paróquias dedicadas aos Mártires: Beato Ambrósio Francisco Ferro, no bairro Planalto; Beato Mateus Moreira, no bairro Cidade Verde, e Beato André de Soveral, em Emaús. Há ainda, o Santuário dedicado Bem-Aventurados Mártires, no bairro de Nazaré, zona oeste de Natal.

Desde 2007, o dia 3 de outubro tornou-se feriado no Rio Grande do Norte. A data da festa litúrgica em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os Protomártires do Brasil, é 3 de outubro. (Com informações do G1 RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário