quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Gestão Participativa no Hospital Deocleciano Marques de Lucena em Parnamirim RN.


Os Núcleos de Acesso e Qualidade (NAQ’s) dos hospitais da rede estadual avançam a cada dia como espaços de construção de uma gestão qualificada. O Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, criou um colegiado participativo, no âmbito do NAQ, composto por membros da direção do hospital, além de coordenadores de servidores.
“Os membros do colegiado serão nomeados por Portaria e o grupo vai se reunir semanalmente para discutir indicadores de qualidade, elaborar planos de ação e processos de trabalho”, explica Denis Job, assessor técnico da Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur). Segundo ele, a mesma metodologia será proposta aos cinco hospitais que tem NAQ implantado.
Segundo Adriana Pontes, diretora geral do Deoclécio Marques, desde quando o NAQ foi implantado no hospital, em junho de 2014, vem colaborando para transformar a realidade da unidade. Na época foram promovidos vários treinamentos de capacitação dos servidores interessados em compor o grupo. “Desde quando instalamos o NAQ em nossa unidade hospitalar buscamos fugir da metodologia administrativa convencional e passamos a adotar o modelo de gestão baseado na inclusão dos diversos atores, com a descentralização da gestão, articulação em rede e humanização. Como resultando buscamos um serviço com mais qualidade aos usuários do SUS".
Durante o ano de 2014 o projeto-piloto possibilitou a implantação de Núcleos em cinco hospitais: Hospital Regional Deoclécio Marques, Santa Catarina, João Machado, Ruy Pereira e Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. Os resultados foram satisfatórios e a experiência será ampliada para as demais unidades da saúde estadual, seguindo o projeto NAQ 2015-2020.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário