sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ministro Alexandre Padilha lança Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids

Jovens gays são público-prioritário da campanha, que tem como slogan “A aids não tem preconceito. Previna-se”
No Rio de Janeiro o Cristo Redentor veste-se de vermelho 
(cor da campanha), até sábado próximo, como alerta a população

Muitos acontecimentos marcaram o Dia Internacional de prevenção a AIDS pelo mundo a fora e no Brasil diversas ações lembraram que a AIDS não deve silenciar e ser falada apenas nesse dia. As campanhas devem ser contínuas e integrais.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse, nesta quinta-feira (1°), durante a abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, que o Sistema Único de Saúde (SUS) ajudou a controlar a epidemia de aids no país.
De acordo com ele, o SUS, com sua rede de hemocentros, foi o grande responsável por eliminar a transmissão do vírus HIV por transfusão de sangue. “Apesar dessa vitória, temos grandes desafios. Um dos maiores é o preconceito. E o SUS não pode ser o espaço que reforça o preconceito que a sociedade já tem”, afirmou.
Para Alexandre Padilha, expor cada vez mais as pessoas à diferença é umas melhores formas de acabar com a discriminação. Segundo ele, o Ministério está mudando a estratégia das ações e das campanhas para atingir melhor o segmento jovem do país. São os jovens gays, de 15 a 24 anos, o público-alvo da campanha do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde deste ano para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Boletim Epidemiológico sobre a aids, lançado no dia 28 de novembro, mostra que a epidemia tem crescido nessa população nos últimos anos. De 1998 a 2010, o percentual de casos na população heterossexual de 15 a 24 anos caiu 20,1%. Entre os gays da mesma faixa etária, no entanto, houve aumento de 10,1%.
O vídeo da campanha do Dia Mundial 2011, com o slogan “A Aids não tem preconceito, Previna-se” foi apresentado pelo ministro durante a abertura da conferência e passa a ser exibido, a partir de agora, nos canais abertos das emissoras de TV. 
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