terça-feira, 12 de julho de 2011

Três cidades brasileiras estão entre as 50 mais caras do mundo

Vista dos prédios da região da Avenida Paulista, São Paulo
São Paulo é a 10ª cidade mais cara do mundo
As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são a 10ª e 12ª mais caras para estrangeiros em todo o continente americano, de acordo com a pesquisa de Custo de Vida 2011, realizada pela consultoria Mercer. A cidade mais cara do mundo para expatriados é Luanda, que assume o posto pelo segundo ano consecutivo.
Tóquio permanece na segunda posição e N’Djamena, no Chade, em terceiro lugar. Moscou vem a seguir na quarta posição, com Genebra em quinto e Osaka em sexto. Zurique subiu uma posição para a sétima do ranking, enquanto Hong Kong caiu para o nono lugar. Entre as cidades brasileiras, Brasília ficou em 33º ligar.
O levantamento aponta ainda que as novas inclusões na lista das 10 cidades mais caras do mundo foram Cingapura (8º), vinda do 11º lugar, e São Paulo (10º), que subiu 11 posições desde o ranking de 2010. A cidade de Carachi, no Paquistão, ficou com o 214º lugar e está classificada como a cidade menos cara do mundo. A pesquisa diz ainda que Luanda, a primeira, tem o custo de vida três vezes maior que Carachi.
Uma análise da consultoria aponta que eventos mundiais recentes, inclusive desastres naturais e revoltas políticas, afetaram os rankings em diversas regiões em função de flutuações cambiais, inflação no custo de mercadorias e serviços e volatilidade nos preços de moradia.A pesquisa envolve 214 cidades em cinco continentes e mede o custo comparativo de mais de 200 itens em cada local, incluindo moradia, transporte, alimentação, vestuário, utilidades domésticas e entretenimento. É a mais abrangente pesquisa de custo de vida do mundo, desenvolvida para auxiliar empresas multinacionais e governos a definirem os subsídios aos seus funcionários expatriados. A cidade de Nova York (32ª) é usada como base e serve de comparação para todas as outras. Os movimentos cambiais são medidos em relação ao dólar americano. O custo de moradia – em geral a maior despesa dos expatriados – representa papel importante na classificação da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário