terça-feira, 3 de abril de 2018

Saúde e Segurança do Trabalhador

Resultado de imagem para abril verde
#abrilverde

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), organiza para este mês uma série de ações para marcar o Abril Verde - dedicado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Com o apoio dos Núcleos Regionais de Saúde do Trabalhador (Nursat) o Cerest promoverá em todas as regiões do Estado encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais e sinalizações com o símbolo do laço verde, em referência à segurança e à saúde do trabalhador. A programação, que terá início nesta terça-feira (3), deverá chamar atenção para a realidade dos acidentes e doenças no Brasil e no estado.
Serão discutidos diversos temas relativos a saúde e segurança dos trabalhadores, tais como as Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT), cuidados com a voz, prevenção e investigação de acidentes e sofrimento psíquico no trabalho.

Números
Em 2017, o RN registrou 1.591 notificações de agravos relacionados ao trabalho, sendo a maioria deles (1.067) por acidentes com material biológico, seguidos de acidentes de trabalho grave (305) e doenças relacionadas ao trabalho por transtorno mental (154). Em 2018, até o mês de fevereiro deste ano, já foram notificados 47 agravos, com 34 acidentes de trabalho com material biológico.
Para Daniella Costa, coordenadora do Cerest, “o Abril Verde é um momento oportuno para discutirmos as questões que atingem a saúde dos trabalhadores e buscarmos melhorias nos ambientes e processos de trabalho gerando uma maior qualidade de vida no trabalho”.
O Movimento Abril Verde luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no trabalho no calendário nacional, dando-lhe mais visibilidade e manifestações de apoio à causa. Em abril, o dia 28 é o dia mundial em memória das vítimas de acidentes de trabalho.
Programação
Hoje (2) o Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza a abertura oficial do Abril Verde, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho, às 18h, com o lançamento do Dicionário de saúde e segurança do trabalho do professor René Mendes. Na terça-feira (3), às 9h, a Sesap realiza uma ação de prevenção a LER/DORT no Call Center da Riachuelo em Natal e na quarta-feira (4) professores do município de Macaíba terão orientações sobre cuidados com a voz, ação em parceria da Sesap com a Secretaria Municipal de Educação e sindicato dos professores de Macaíba.
Na próxima semana, Sesap e MPT realizam o Seminário Abril Verde: “estudos e ações para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho”. Na última semana do mês acontece a Oficina de Capacitação em Análise, Vigilância e Prevenção de Acidentes de Trabalho e também o V Seminário norte-riograndense de saúde e segurança do trabalhador, ambos no IFRN da Av. Sen. Salgado Filho.
Fonte: www.saude.rn.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário