sábado, 17 de novembro de 2012

Municípios terão recursos para investimentos na saúde do homem


As ações de cuidado e prevenção da saúde masculina ganhou novo reforço. O Ministério da Saúde libera R$ 4,8 milhões, em parcela única, para projetos de implantação, fortalecimento e aperfeiçoamento de ferramentas voltadas para a saúde do homem, no âmbito da rede do Sistema Único de Saúde O valor destinado para cada projeto é de R$ 60 mil
Os municípios interessados devem elaborar as propostas para o público masculino, na faixa etária de 20 a 59 anos, abordando temas relativos ao acesso e acolhimento do público masculino nos serviços de saúde, paternidade e cuidados, saúde sexual e reprodutiva, e prevenção de violências e acidentes. Cada projeto pode conter um ou mais temas citados.
As melhores propostas serão as que privilegiam uma cobertura maior da Atenção Básica e que proponham medidas capazes de transformar, inovar ou provocar mudanças positivas na qualidade de vida e saúde integral ao homem, além de indicar soluções para melhoria das ações e serviços de saúde.
Os projetos deverão ser encaminhados para o Ministério da Saúde pelo site http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario. O prazo final para o envio é dia 27 de novembro. Posteriormente serão divulgados os contemplados e os recursos que serão repassados aos respectivos municípios.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish), lançada em 2009 pelo Ministério da Saúde, tem entre outros objetivos alertar a população masculina sobre a prevenção de doenças, além de facilitar e ampliar os serviços de saúde.
Uma outra meta é qualificar e aumentar o acesso, o acolhimento dos homens às ações e aos serviços de assistência integral à saúde, mediante a atuação nos aspectos socioculturais, sob a perspectiva de gênero, contribuindo de modo efetivo para a redução da morbidade, da mortalidade e da melhoria das condições de saúde

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois o próximo sábado (17) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.
Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde um exame até cirurgias mais complexas. Mas para ser atendido nessas unidades e centros é necessário ter um diagnóstico já confirmado de câncer por laudo de biópsia ou punção.
Fonte: www.saude.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário