quinta-feira, 16 de junho de 2011

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Com o tema "O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil", acontecerá amanhã (17-06-2011) em Caraúbas a I Conferência dos direitos da pessoa idosa. O evento acontecerá no Centro de Inclusão Social, durante todo o dia.
O Brasil é um país que envelhece a passos largos. No início do século  XX, um brasileiro vivia em média 33 anos, ao passo que hoje sua expectativa de vida ao nascer constitui 68 anos (Veras, 2003). Esse autor ressalta também que, em nosso país, o número de idosos passou dos dois milhões, em 1950, para seis milhões em 1975 e, para 15,4 milhões, em 2002, significando um aumento de 700%. Estima-se, ainda, para 2020, que esta população alcance os 32 milhões.
Os números revelam um cenário preocupante e apesar das conquistas, até 1994 não existia no Brasil uma política nacional para os idosos; o que havia era um conjunto de iniciativas privadas (já antigas) e algumas medidas públicas consubstanciadas em programas (PAI, Papi, Conviver, Saúde do Idoso) destinados a idosos carentes. Era mais uma ação assistencial em “favor” deles do que uma política que lhes proporcionasse serviços  e ações preventivas e reabilitadoras.
Hoje o cenário é outro, mas ainda há muito o que mudar em relação aos direitos humanos (violados) para pessoas idosos. Podemos dizer que envelhecer no Brasil e no mundo é um grande desafio: são filas e filas de idosos nos hospitais, negligenciados, abandonados, asilados, massacrados, portanto, uma realidade que precisa ser mudada e cada um de nós, futuros idosos, devemos fazer alguma coisa para contribuir com a mudança necessária.
A Conferência do Idoso em Caraúbas, vem contribuir com o compromisso do atual prefeito Ademar Ferreira e Vice Alcivan Viana de fazer o melhor pela população de Caraúbas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário