Foto da web
A cidade de Mossoró no Oeste Potiguar está entre as 50 melhores cidades do Brasil para se morar, e a sexta colocada no Nordeste, segundo avaliação da revista Exame da editora Abril. O ranking é da Delta Economics & Finance/América Economia e classificou os 100 municípios em uma lista desenvolvida após a análise de 77 características de cada uma das mais de 5,5 mil cidades brasileiras.
Para chegar a este resultado, o estudo da Delta Economics & Finance/América Economia, divulgado pela Exame, levou em consideração variáveis relacionadas à qualidade de vida dos moradores, com relação à saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, economia e governança, entre outros fatores.
De acordo com tabela de pontuação estabelecida para a pesquisa, o critério ‘Governança’ é o que tem maior possibilidade de pontuação, chegando a 27 pontos possíveis. Nele são analisados como principais variáveis o Plano diretor do município, legislação específica, políticas públicas, equipamentos públicos e funcionários.
Economia (variáveis: desigualdade de renda, pobreza, renda, profissionais ocupados com carteira assinada), saúde (variáveis: governança, equipamentos – unidades de saúde, leitos, etc. – profissionais de saúde) e educação (variáveis: expectativa de anos de estudo, analfabetismo, atraso idade-série) são as outras três áreas com maior possibilidade de pontuação, podendo chegar aos 10 pontos cada.
A publicação diz que “a comparação entre as 100 maiores cidades revela que existem dois Brasis dentro do país, como classifica Cláudia Regina Araújo, sócia da Delta&Finance. Entre os 50 municípios com melhor desempenho na avaliação, apenas 6 são de algum estado das regiões Norte e Nordeste (entre eles Mossoró).
Fonte: Gazeta do Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário