A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada, todos os anos, entre os dias 1º e 7 de agosto, em mais de 170 países, com o objetivo de encorajar esta prática e fomentar a saúde dos recém-nascidos de todo o mundo.
A data evoca a Declaração de Innocenti, assinada por representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Unicef, em agosto de 1990, comprometendo-se a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
Em 2013, o tema da SMAM é "Apoio à amamentação: Perto de mães” que destaca o Aconselhamento de pares. O Programa de Aconselhamento de pares é “uma forma rentável e altamente produtiva para chegar a um maior número de mães com mais frequência”.
São objetivos da SMAM 2013:
Chamar a atenção para a importância do aconselhamento para apoiar mães e manter a amamentação.
- Informar sobre os benefícios do uso de aptidões de aconselhamento, e de unir esforços para expandir programas de aconselhamento a mães.
- Incentivar os defensores da amamentação, independente da formação educacional, a serem envolvidos e capacitados para ajudar mães e bebés na amamentação.
- Identificar os contactos, na comunidade local, de grupo de mulheres bem-sucedidas na amamentação que possam oferecer apoio às mães que apresentem dificuldades logo após o nascimento da criança.
- Incentivar governos e maternidades a implementarem ativamente os “Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno”, em especial o “Passo 10”, para melhorar a frequência e duração da amamentação e as taxas de aleitamento materno exclusivo.
O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer, aos recém-nascidos, os nutrientes de que necessitam. A Unicef recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida.
Fonte: WABA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário