(Villela Da Matta & Flora Victoria)
O coaching é uma assessoria pessoal e profissional que utiliza procedimentos orientados, cientificamente validados, para que indivíduos, times e empresas alcancem resultados superiores e positivos. Com ele, é possível entender como nós pensamos, sentimos, reagimos, aprendemos, mudamos e evoluímos.
O foco das estratégias de coaching abrange, entre outros fatores, o aprofundamento da autoconsciência do cliente (coachee), por meio de ações contínuas de aprendizado. Essas ações têm como base estudos da Psicologia Cognitiva, da Psicologia Comportamental, da Psicologia Positiva, das Ciências Organizacionais e da Neurociência, além de conceitos da Filosofia, da Educação e de Administração (negócios, processos e liderança).
O processo de coaching leva o cliente a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. O coaching também pode ser definido como:
Coaching também é:
- A arte de aumentar a performance dos outros.
- O processo de evocar excelência nas pessoas.
- Uma ferramenta que promove uma performance continuamente excelente.
- O processo que potencializa o poder pessoal.
- O processo que utiliza uma metodologia que gera conversações efetivas, identificação e reformulação de valores, metas e busca de soluções eficazes e transformadoras.
- Uma competência de gestão e gerenciamento de pessoas, indispensável para executivos e líderes.
Cabe ao coach:
- Fornecer conhecimento;
- Apoiar;
- Não julgar;
- Manter sigilo;
- Ser confiável;
- Ter comprometimento;
- Reunir as competências ideais para atuar;
- Agir com responsabilidade.
E cabe ao coachee:
- Ter disposição para a mudança;
- Demonstrar responsabilidade;
- Comprometer-se genuinamente com o coaching.
POR QUE FAZER COACHING?
No início do século XXI, pesquisadores de todo o mundo começaram a buscar comprovações científicas dos benefícios do coaching. Hoje, o coaching baseado em evidências é uma realidade e há diversos resultados comprovados que podem ser alcançados com o apoio de um coach.
Com o coaching você tem, acima de tudo, a chance de eliminar hábitos improdutivos e de assumir o controle de sua vida. Isso ocorre porque o coaching:
- Ajuda a identificar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais;
- Propicia autoconhecimento e autoconfiança, aumentando o equilíbrio e a harmonia interiores;
- Auxilia na gestão do estresse;
- Provê ferramentas para aprimorar a comunicação interpessoal;
- Melhora o foco, o planejamento e a administração do tempo.
Na área profissional, as vantagens do coaching são ainda mais amplamente percebidas. Além dos benefícios pessoais, o coachee aprende a:
- Orientar equipes e delegar de forma eficaz;
- Solucionar conflitos e melhorar os relacionamentos no ambiente de trabalho;
- Ter foco em performance e aumentar a produtividade;
- Desenvolver uma visão sistêmica capaz de acompanhar a estratégia e os desafios do negócio.
O processo de coaching destina-se a qualquer pessoa que queria aumentar seus resultados e contribuir ativamente para que mais pessoas também elevem os seus.
Para se tornar um life coach ou personal coach não há nenhum requisito quanto à experiência anterior. E esse é um dos fatores que torna o coaching tão fascinante e enriquecedor: reunir pessoas com os mais diversos backgrounds e experiências profissionais. Seja qual for sua profissão, você também pode ser um coach.
Fonte: SBCOACHING.
Fonte: SBCOACHING.
Nenhum comentário:
Postar um comentário