quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Dia Mundial da Hanseníase

Ministério da Saúde
O “Dia Mundial de Combate à Hanseníase”, comemorado no dia 30 de Janeiro, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença nos países endêmicos.
Além de trazer à tona esse tema, muitas vezes negligenciado pela mídia, poder público e população, o fato de se escolher um dia para lembrar a hanseníase é uma forma de mobilizar o compromisso político e social para aumentar a atenção na área de prevenção, educação e controle da doença.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), por meio do Departamento de Hanseníase, suas Regionais e Serviços Credenciados mobilizam-se em torno deste dia visando contribuir para tornar a hanseníase o assunto do momento.
O Brasil tem batalhado pelo progresso rumo às metas globais de eliminar a doença como problema de Saúde Pública. Entretanto, a situação ainda é insatisfatória. As metas serão alcançadas através de ações estratégicas de eliminação, ditadas pelo Programa Nacional de Controle da Hanseníase, do Ministério da Saúde. As inúmeras ações de busca ativa de casos novos que têm sido realizadas e o tratamento oportuno dos casos diagnosticados contribuem para o alcance dessas metas.
Atualmente, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de prevalência da hanseníase, e ainda registra cerca de 30 mil novos casos por ano, sendo o segundo em número absoluto de casos no mundo. A doença apresenta tendência de estabilização dos coeficientes de detecção, mas ainda em patamares muito altos nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde se concentra a maioria dos casos detectados.
Nota do Blog: Procure um serviço de saúde caso aparecam manchas escuras e indolor pelo corpo, não deixe o silêncio e a falta de iniciativa tomar conta de sua pele e de sua saúde. Cuide-se!
Fonte: Sociedade B. de Dermatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário