O Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, recebeu na manhã desta terça-feira (20), no gabinete da Sesap, representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e do Consórcio Hospitalar da Catalunha (CHC), na Espanha.
Na oportunidade, foi apresentado ao gestor da Sesap um projeto que será desenvolvido em parceria com o Consórcio Hospitalar da Catalunha, para realização do diagnóstico e implantação de dispositivos de regulação intra-hospitalar, com objetivo de otimizar a gestão da oferta de serviços de saúde no âmbito do HUOL. O hospital foi um dos três escolhidos no Brasil, além dos hospitais universitários do Maranhão e de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Segundo o secretário, mesmo não sendo desenvolvido dentro de uma unidade da rede estadual, o projeto trará benefícios ao Sistema Único de Saúde (SUS) como um todo. “Quando a oferta é organizada e bem trabalhada, todos se beneficiam, pois a regulação é sistêmica, envolve toda a rede de saúde”, disse Lagreca.
“O projeto terá duração total de dois anos, de novembro de 2014 a novembro de 2016, e o diferencial deste projeto é que ele não se encerra na fase de diagnóstico e chegará à fase de implantação”, explicou Fábio Landim, da Ebserh. Para ele, o projeto beneficia todo o SUS. “Não estamos tratando do paciente do HUOL, mas sim do paciente da Rede”.
A consultora Nuria Pages, do Hospital de Terrassa, na Catalunha, está acompanhando de perto todo o processo de regulação do HUOL. “Este hospital foi um dos escolhidos pelo seu perfil de atenção integral à Saúde, com algumas características semelhantes ao que fazemos no nosso hospital [de Terrassa], uma unidade pública com 25 anos de atuação”.
Para desenvolver o projeto serão feitas visitas técnicas às instituições envolvidas do processo de regulação da oferta dos serviços de saúde no Estado. Para isso, está agendada para esta quarta-feira, dia 21, uma visita da equipe à Central Estadual de Regulação, no edifício-sede da Sesap, e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Participaram do encontro o Secretário Adjunto da Saúde, Marconi Rocha, o Secretário Municipal de Saúde, Cipriano Maia, além de representantes da Regulação da Sesap e SMS. Representando a Ebserh de Brasília/DF, participaram Rogéria Lucena, da chefia de regulação assistencial, e Fábio Landim, do serviço de contratualização hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário